domingo, 16 de novembro de 2014

MÊS DE NOVEMBRO NA IGREJA


Entrevista concedida por Dom João Francisco Salm, falando sobre as festas e solenidades celebradas no mês de novembro.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA



Entrevista concedida por nosso bispo, Dom João Francisco Salm, ao programa "Anunciando a Boa Nova", da RWCTV, falando sobre o mês de setembro, que é o segundo mês temático do ano, dedicado à Sagrada Escritura. Nesta entrevista, Dom João nos ensina os passos para a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina)


segunda-feira, 7 de julho de 2014

ESCOLA DE FORMAÇÃO PAROQUIAL 

Nossa paróquia inicia neste mês de julho mais uma etapa da Escola de Formação Paroquial. Serão dois encontros mensais (2ª e 4ª Quartas-feiras do mês) onde todos terão a oportunidade de se atualizarem sobre os assuntos da Igreja, além de aperfeiçoar a sua formação litúrgica, bíblica e pastoral. 

Como primeiro assunto, estudaremos a Exortação Apostólica do Papa Francisco, EVANGELII GAUDIUM (A Alegria do Evangelho)


A escola terá início no dia 9 de julho, à partir das 19:30, no Centro Pastoral da Matriz.  

Outros temas como "Introdução à Bíblia", "Escritos de Lucas" e "Cristologia" estão no planejamento da escola até o final do ano. 

Quem pode participar? 

Todas as pessoas interessadas em incrementar seus conhecimentos a respeito da Igreja de Cristo, para mais amá-la.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

TERÇO DOS HOMENS NA COMUNIDADE CRISTO REI

Já está "sacramentado": Quarta-feira é dia de Terço dos Homens na Divinéia. 



A cada semana mais homens (de todas as idades) se encontram na Capela Cristo Rei para a reza do terço. 

Na última quarta (25/06) o grupo contou com a presença do Vigário Paroquial, o padre Marcos, que participou daquele momento e abençoou a imagem de Nossa Senhora de Fátima.



Que a exemplo das comunidades da Matriz e Cristo Rei, em todas as demais comunidades da paróquia, os homens dediquem este tempo a esta belíssima e importante devoção: oferecer em oração, rosas a Nossa Senhora.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

FESTA DE CORPUS CHRISTI EM IMBITUBA

Mais uma vez a festa de Corpus Christi em nossa paróquia reuniu um grande número de devotos que desde bem cedinho dedicaram-se à confecção dos tapetes. 



Como de costume cada comunidade preparou com esmero o trecho que lhe foi confiado, mas sempre com um olhar atento para ajudar as comunidades vizinhas. E neste mutirão de descontração e devoção, rapidamente o trajeto pelo qual passaria o Santíssimo Sacramento foi enfeitado.

Após os trabalhos todos os envolvidos refizeram as energias saboreado um café da manhã partilhado. 

Logo após... a missa, onde aconteceu o envio dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão.

Após a missa, todo o povo saiu em procissão, acompanhando o Santíssimo Sacramento, juntamente com os padres da paróquia, o diácono transitório, ministros e coroinhas.

(Mais imagens  clique aqui)

terça-feira, 20 de maio de 2014

ORDENAÇÃO DIACONAL DE SÉRGIO GOMES

Depois de todos os preparativos, que incluíram desde a  promoção vocacional, finalmente chegou o grande dia em que o seminarista Sérgio se tornou Diácono Transitório.


Numa cerimônia que lotou a igreja Cristo Rei e o Salão da Igreja, o ex-seminarista recebeu pela imposição das mãos do Sr. Bispo Dom João Francisco, a ordenação diaconal.

Foi um momento de muita emoção e alegria não só para o Sérgio e seus familiares presentes, para para toda a diocese de Tubarão e também para a paróquia de Imbituba.


Que o Diácono Sérgio continue firme no seu propósito de daqui a algumas semanas ter suas mãos ungidas e receber o Sacramento da Ordem, tornando-se mais um sacerdote na  nossa diocese.

Que Deus abençoe a caminhada do Sérgio (que está apenas começando) e que todos os santos e santas de Deus estejam sempre rogando e intercedendo por ele.



sábado, 17 de maio de 2014

ORDENAÇÃO DIACONAL DO SEMINARISTA SÉRGIO GOMES

COMUNIDADE CRISTO REI NOS PREPARATIVOS


A comunidade Cristo Rei, que pela segunda vez em sua história será cenário de uma cerimônia de ordenação diaconal, faz os últimos preparativos.

Trabalhando em equipe estão na reta final para deixar tudo preparado para acolher o futuro sacerdote, Sérgio, neste momento importante da sua caminhada rumo ao sacerdócio. 

A ordenação acontecerá amanhã, 18/05, à partir das 15:00, com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom João Francisco Salm, com a participação de muitos padres da diocese, além de toda a paróquia de Imbituba e paróquias vizinhas.

Será sem dúvida mais um evento memorável na história da comunidade e da paróquia, e todos somos convidados a vivê-lo.

Autor: Anselmo J Ramos Neto






segunda-feira, 12 de maio de 2014

SÃO JOÃO PAULO II E SÃO JOÃO XXIII  





Imagens (Clique)

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Praça de São Pedro
II Domingo de Páscoa (ou da Divina Misericórdia), 27 de Abril de 2014
  
No centro deste domingo, que encerra a Oitava de Páscoa e que São João Paulo II quis dedicar à Misericórdia Divina, encontramos as chagas gloriosas de Jesus ressuscitado.
Já as mostrara quando apareceu pela primeira vez aos Apóstolos, ao anoitecer do dia depois do sábado, o dia da Ressurreição. Mas, naquela noite – como ouvimos –, Tomé não estava; e quando os outros lhe disseram que tinham visto o Senhor, respondeu que, se não visse e tocasse aquelas feridas, não acreditaria. Oito dias depois, Jesus apareceu de novo no meio dos discípulos, no Cenáculo, encontrando-se presente também Tomé; dirigindo-Se a ele, convidou-o a tocar as suas chagas. E então aquele homem sincero, aquele homem habituado a verificar tudo pessoalmente, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: «Meu Senhor e meu Deus!» (Jo 20, 28).
Se as chagas de Jesus podem ser de escândalo para a fé, são também a verificação da fé. Por isso, no corpo de Cristo ressuscitado, as chagas não desaparecem, continuam, porque aquelas chagas são o sinal permanente do amor de Deus por nós, sendo indispensáveis para crer em Deus: não para crer que Deus existe, mas sim que Deus é amor, misericórdia, fidelidade. Citando Isaías, São Pedro escreve aos cristãos: «pelas suas chagas, fostes curados» (1 Ped 2, 24; cf. Is 53, 5).
São João XXIII e São João Paulo II tiveram a coragem de contemplar as feridas de Jesus, tocar as suas mãos chagadas e o seu lado trespassado. Não tiveram vergonha da carne de Cristo, não se escandalizaram d’Ele, da sua cruz; não tiveram vergonha da carne do irmão (cf. Is 58, 7), porque em cada pessoa atribulada viam Jesus. Foram dois homens corajosos, cheios da parresia do Espírito Santo, e deram testemunho da bondade de Deus, da sua misericórdia, à Igreja e ao mundo.
Foram sacerdotes, bispos e papas do século XX. Conheceram as suas tragédias, mas não foram vencidos por elas. Mais forte, neles, era Deus; mais forte era a fé em Jesus Cristo, Redentor do homem e Senhor da história; mais forte, neles, era a misericórdia de Deus que se manifesta nestas cinco chagas; mais forte era a proximidade materna de Maria.
Nestes dois homens contemplativos das chagas de Cristo e testemunhas da sua misericórdia, habitava «uma esperança viva», juntamente com «uma alegria indescritível e irradiante» (1 Ped 1, 3.8). A esperança e a alegria que Cristo ressuscitado dá aos seus discípulos, e de que nada e ninguém os pode privar. A esperança e a alegria pascais, passadas pelo crisol do despojamento, do aniquilamento, da proximidade aos pecadores levada até ao extremo, até à náusea pela amargura daquele cálice. Estas são a esperança e a alegria que os dois santos Papas receberam como dom do Senhor ressuscitado, tendo-as, por sua vez, doado em abundância ao Povo de Deus, recebendo sua eterna gratidão.
Esta esperança e esta alegria respiravam-se na primeira comunidade dos crentes, em Jerusalém, de que falam os Actos dos Apóstolos (cf. 2, 42-47), que ouvimos na segunda Leitura. É uma comunidade onde se viveo essencial do Evangelho, isto é, o amor, a misericórdia, com simplicidade e fraternidade.
E esta é a imagem de Igreja que o Concílio Vaticano II teve diante de si. João XXIII e João Paulo II colaboraram com o Espírito Santo para restabelecer e actualizar a Igreja segundo a sua fisionomia originária, a fisionomia que lhe deram os santos ao longo dos séculos. Não esqueçamos que são precisamente os santos que levam avante e fazem crescer a Igreja. Na convocação do Concílio, São João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo, deixou-se conduzir e foi para a Igreja um pastor, um guia-guiado, guiado pelo Espírito. Este foi o seu grande serviço à Igreja; por isso gosto de pensar nele como o Papa da docilidade ao Espírito Santo.
Neste serviço ao Povo de Deus, São João Paulo II foi o Papa da família. Ele mesmo disse uma vez que assim gostaria de ser lembrado: como o Papa da família. Apraz-me sublinhá-lo no momento em que estamos a viver um caminho sinodal sobre a família e com as famílias, um caminho que ele seguramente acompanha e sustenta do Céu.
Que estes dois novos santos Pastores do Povo de Deus intercedam pela Igreja para que, durante estes doisanos de caminho sinodal, seja dócilao Espírito Santo no serviço pastoral à família. Que ambos nos ensinem a não nos escandalizarmos das chagas de Cristo, a penetrarmos no mistério da misericórdia divina que sempre espera, sempre perdoa, porque sempre ama.

terça-feira, 6 de maio de 2014

PROMOÇÃO VOCACIONAL NA PARÓQUIA




Está acontecendo em toda a nossa paróquia, a promoção vocacional do seminarista Sérgio Gomes. Esta é a última etapa antes da sua ordenação diaconal, que acontecerá no dia 18 de maio, às 15:00, na Igreja Cristo Rei, na Divinéia.

O Pe. Auricélio Costa tem acompanhado nosso seminarista, junto com uma grande equipe de colaboradores, em todas as  comunidades, celebrando a Santa Missa e promovendo não só a vocação do Sérgio, mas todas as demais vocações. 

A ordenação diaconal antecede a ordenação presbiteral (sacerdotal), que acontecerá ainda este ano na paróquia natal do nosso futuro padre.

Todas as comunidades são convidadas a acolher com carinho o Sérgio e a equipe que o acompanha nesta reta final de sua preparação, e também a se fazerem presente nos dois grandes momentos que se aproximam.

domingo, 13 de abril de 2014

PROCISSÃO DO ENCONTRO

A paróquia de Imbituba viveu neste Domingo de Ramos mais um momento forte de fé e devoção, acompanhando as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos.

Neste gesto, os que participaram não se solidarizaram apenas com o sofrimento de Jesus e Maria, mas com todas as mães que sentem transpassado o seu coração diante do sofrimento dos filhos, e de todas as pessoas condenadas injustamente e submetidas às mais cruéis formas de humilhação.

Entretanto, em Jesus e Maria não aprendemos apenas sobre sofrimento e dor, mas principalmente sobre coragem e obediência à vontade de Deus em nossas  vidas.

A imagem da Mãe saiu da Capela São Pedro, na área portuária e a procissão foi conduzida pelo Pe. Marcos Herdt. A imagem do Filho saiu da Capela São Camilo, no Paes Leme e a procissão foi conduzida pelo Seminarista Sérgio Gomes. O encontro se deu em frente à Igreja Matriz, com o sermão do encontro pregado pelo Pe. Pedro Paulo.

Com as solenidades de Ramos e Passos nossa paróquia abriu a Semana Santa de 2014.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

PADRES DA PARÓQUIA VISITAM OS DOENTES DURANTE A QUARESMA

Durante todo o período quaresmal, nosso pároco (Pe. Pedro) e nosso vigário paroquial (Pe. Marcos) percorreram todas as comunidades da paróquia visitando os doentes. 

Foram momentos de encontro fraterno, partilha e oração, em que nossos pastores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de suas ovelhas, e, ao mesmo tempo, nossos irmãos - alguns até já impedidos de participar das celebrações dominicais - puderam receber a visita carinhosa e amiga do Pe. Marcos e do Pe. Pedro.

Que Deus abençoe nossos pastores e os enfermos de nossa paróquia, renovando-lhes sempre a fé, a esperança e o amor.


segunda-feira, 17 de março de 2014

CRISMA 2014


No domingo da transfiguração do Senhor, nossa paróquia viveu um momento forte de fé e devoção, com a celebração da Crisma de dezenas de jovens e adultos. Foram duas celebrações com as igrejas lotadas, presididas pelo nosso bispo diocesano, Dom João Francisco Salm e co-celebrada pelos nossos padres Pedro Paulo e Marcos e pelo Seminarista Sérgio.











A primeira aconteceu na comunidade Sant'Ana, de Vila Nova, às 09:00 e a segunda na comunidade Cristo Rei, na Divinéia, às 18:00.










Parabéns a todos os crismados e seus familiares, e de maneira muito especial a todos os catequistas da paróquia que os prepararam para este momento.

sábado, 15 de março de 2014

Comunidade de Guaiúba em Festa


A comunidade de Guaiúba está em festa, homenageando seu padroeiro, São José. Cumprindo uma bem organizada programação religiosa que vai de 14 a 19 de março, a comunidade convida a todos para viverem momentos de oração, fé e partilha. Em todos os dias haverá missa, presidida por padres da paróquia e convidados, com liturgia bem preparada e animada. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


POSSE DO NOVO PÁROCO

Em uma belíssima celebração presidida por nosso bispo diocesano, Dom João Francisco Salm, e co-celebrada por outros padres da diocese e pelo diácono Virgílio, tomou posse como novo pároco de nossa paróquia o padre Pedro Paulo das Neves. 
A partir de 16 de fevereiro, o padre Pedro, juntamente com o vigário paroquial, Pe Marcos Herdt e pelo seminarista Sérgio Gomes, passam a conduzir o rebanho do qual fazemos parte.
Neste momento dois sentimentos se fazem presente: a gratidão a Deus por não deixar nunca seus filhos sem a mão orientadora, educadora e companheira de um pároco, e a alegria por poder acolher ao Pe Pedro em nossa paróquia. 
Rogamos a Deus com a intercessão da Mãe Imaculada, que este pastoreio do e Pe Pedro seja repleto de alegrias e realizações.
Seja bem-vindo, Pe Pedro Paulo! Seja bem vindo, Sérgio! A comunidade paroquial de Imbituba os acolhe com carinho.

Anselmo Ramos