Catequese


por Maristela Querino
_______________________________

“Aprendendo a Ser Catequista”

A Palavra do Senhor é Viva e Eficaz” (Hb4,12)

Continuando a formação dos nossos catequistas pelo método das cartas, iniciamos no mês de setembro o Segundo Eixo - o Bíblico.

Este Eixo aos poucos vai levando os catequistas a descobrirem o tesouro valioso que é a Palavra de Deus. Lembrando-os que todo fio condutor de toda Bíblia é a Aliança.

A palavra Bíblia vem do grego "biblós", que é como eram chamados os rolos de papiro e pergaminho na antiguidade. Ao conjunto desses rolos chamava-se "biblion". Portanto, Bíblia quer dizer “coleção de livros”.
A Bíblia originalmente foi escrita em cerâmica, depois em papiro (uma planta típica do Egito) e depois em pergaminhos (pele de ovelha). 

As cópias mais antigas da Bíblia estão armazenadas na Biblioteca do Vaticano, na Itália, e no Museu Britânico.

A Bíblia também é conhecida como "Escrituras Sagradas" e está dividida em dois grandes testamentos: o antigo e o novo testamento. (Hoje também se usa a terminologia "Primeiro e Segundo Testamentos).O Antigo Testamento contém 46 livros e o Novo Testamento 27 livros totalizando 73 livros. A palavra testamento significa aliança, contrato entre duas partes (Deus e a humanidade).

O Antigo Testamento conta a história do povo de Deus desde a criação do mundo até os profetas, a preparação para a vinda do Salvador e está dividido em quatro partes:
1 - Pentateuco: Gênesis; Êxodo; Levítico; Números e Deuteronômio
2 - Livros Históricos: Josué; Juizes; Samuel I e II; Reis I e II; Crônicas I e II; Esdras; Neemias; Macabeus I e II; Rute; Tobias; Judite e Ester
3 - Livros Sapienciais: Provérbios; Jó; Eclesiastes; Eclesiástico; Sabedoria; Salmos e o Cântico dos Cânticos
4 - Livros Proféticos: está divido em Profetas Maiores: Isaías; Jeremias; Ezequiel e Daniel. E Profetas Menores: Lamentações; Baruc; Oséias; Joel; Amós; Abdías; Jonas; Miquéias; Naum; Habacuc; Sofonias; Ageu; Zacarias e Malaquias

O Novo Testamento narra a vinda de Jesus e o início da caminhada da Igreja, até por volta do ano 100. Possui 27 livros e está dividido em cinco partes:
1 - Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os Evangelhos contam o nascimento, a vida missionária, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo. Evangelho significa “Boa Nova” ou boa notícia. Jesus Cristo é a boa notícia, a palavra viva de Deus; “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” Jo. 1, 14.
2 - Os Atos dos Apóstolos, que conta o nascimento da Igreja, a vivência das primeiras comunidades, e as viagens missionárias dos apóstolos e a expansão da Igreja por todo o mundo.
3 - Cartas Paulinas: Romanos; Corintos I e II; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; Tessalonicenses I e II; Timóteo I e II; Tito; Filemôn e Hebreus
4 - Cartas Católicas ou Pastorais: Thiago; Pedro I e II; João I, II e III; e Judas
5 - Apocalipse.

A Bíblia foi escrita em três idiomas: o hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento, com exceção do Evangelho de São Mateus, que foi escrito em aramaico. A Bíblia católica contém sete livros no AT chamados deuterocanônicos, que foram escritos em grego, fora da Palestina. 

Em 384 São Jerônimo traduziu os textos originais do AT para o latim e fez a revisão de uma versão já existente em latim do Novo Testamento - a Vetus Latina. Esta tradução ficou conhecida com Vulgata, por ser o latim o idioma popular (Vulgata Versio - Versão popular)
Em 1546, o Concílio de Trento confirma o cânon bíblico e declara que a Vulgata como Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica. 

No dia 30 de setembro a igreja celebra o dia de São Jerônimo, por isso, este mês foi escolhido pela Igreja para ser o mês da Bíblia. 

Foi dividida em capítulos, em 1228, pelo Cardeal Estevão Langton (1.333 capítulos), e em 1528 foi dividida em versículos pelo Frade Sanctes Pagnino (35.700 versículos). Os livros são abreviados para facilitar a escrita da citação. Aprenda as abreviaturas. 


Ela já foi traduzida em 1685 idiomas, portanto encontra-se em todos os países do mundo.


CATEQUISTA:
“DISCIPULO MISSIONÁRIO UMA VOCAÇÃO DE ALEGRIA E COMPROMISSO”



Nosso coração arde quando Ele fala, explica as escrituras e parte o pão. 
(Lc 24,32-35)

Afirma o Diretório Geral para a Catequese que “a vocação do leigo à catequese tem origem no sacramento do Batismo e se fortalece pela Confirmação, sacramentos mediante os quais ele participa do « ministério sacerdotal, profético e real » de Cristo.  Além da vocação comum ao apostolado, alguns leigos sentem-se chamados interiormente por Deus, a assumirem a tarefa de catequistas. A Igreja suscita e distingue esta vocação divina, e confere a missão de catequizar. Dessa forma, o Senhor Jesus convida homens e mulheres, de uma maneira especial, a segui-Lo, mestre e formador dos discípulos. Este chamado pessoal de Jesus Cristo e a relação com Ele são o verdadeiro motor da ação do catequista. « É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-Lo, de « evangelizar », e de levar outros ao « sim » da fé em Jesus Cristo “(DGC 231).
“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi” (João 15,16)

Todas as vezes que somos chamados, convidados a realizar algo, ao aceitarmos, esperamos ser felizes na ação.

Uma vez criados á imagem e semelhança de Deus, somos chamados á vida.
Se a vida nos é dada de graça devemos doá-la e partilhá-la. (vocação batismal)

Portanto como batizados temos a responsabilidade de participar e fomentar com alegria e entusiasmo a catequese da comunidade eclesial.

O que é ser Catequista?

È ser uma pessoa vocacionada que trabalha pelo Reino. Ser catequista é mistério de fé, é uma vocação, um chamado da parte de Deus para concretizar seu plano de amor na vida e na comunidade.

 “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo15,16).

Porém para sustentarmos nossa vocação necessitamos de algumas atitudes, entre elas: Constante preparação dentro de nossas possibilidades humanas, como: relacionar-se bem consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus. Também: aprender a amar, mostrar-se pessoa feliz, acolher com alegria e amabilidade. E também devemos seguir as diretrizes da Igreja e buscar uma formação constante.

A alegria  e o comprometimento do catequista depende da qualidade de vida e do amor com qual se vive.

Vida sem amor é um deserto sem água ou um túnel sem luz.

Para iluminar sua vocação sugiro as Frases inspiradoras de Jesus Catequista

“Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 15,12)

“Eu sou o Bom pastor:, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10,14)

“Ide, pois, fazei discípulos em todas as nações. E batizai em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo” (Mt 28,19)

“Vem e segue-me” (Mc 2,14)

“Eu Sou a Luz do mundo, quem me segue não caminha na trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12)


José de Anchieta! Rogai por todos nós Catequistas.


Por Maristela Alves em 24 de junho de 2015
__________________________________________________

ANIMAÇAO BIBLÍCO-CATEQUÉTICA

A Animação Bíblico-Catequética, em qualquer ambiente, “precisa de pessoas que busquem preparação e estejam dispostas a aprender sempre mais, para dar um testemunho convincente de fé. Não basta ter boa vontade, é preciso uma atualização dinâmica...”(DNC267)

O Conhecimento é uma estrada sem fim.

Em se tratando de fé nós devemos dar razão aquilo em que acreditamos.
Diz o servo de Candace a Felipe: Como posso entender se ninguém me explica? (At 8,31)

Pensando nisso, a Igreja tem se preocupado constantemente  para que a transmissão da fé, missão recebida de Jesus, seja eficaz e chegue ao coração dos catequisandos. (CT55).

Tendo em vista que o processo de educação na fé é um desafio complexo, é preciso que se pense sempre em melhores caminhos para uma formação sistemática e permanente  de todos os envolvidos na comunicação da fé.

Assim, dentre os métodos utilizados para a formação, inspirados nos meios que São Paulo utilizava para acompanhar as primeiras comunidades cristãs, nos serviremos de CARTAS. Pois a Igreja sempre se considerou mensageira de uma noticia que lhe foi revelada e é digna de ser comunicada.

Essa foi a justificativa que a  Equipe de Coordenadores  de Catequese do Regional Sul IV  utilizou para lançar em todo o Regional o  Itinerário Formativo de Iniciação À Vida Cristã com Catequistas.

Em tempo de grandes avanços tecnológicos, o Papa Francisco nos chama atenção para uma “autentica cultura do encontro”. A Catequese de Iniciação à Vida Cristã prima pelo encontro com as pessoas e com Jesus Cristo.

E o método de CARTAS, permitirá, entre outras coisas: 
  • a riqueza de fazer-nos próximos uns dos outros;
  • leitura permanente;
  • o cultivo de uma espiritualidade bíblica vivenciada através da leitura orante.

O estudo das CARTAS será através de um catequista acompanhante e um iniciante. O acompanhante não será aquele que sabe mais, nem tem mais tempo de catequese, mas um facilitador, que desenvolverá uma motivação madura para  que o iniciante persevere no caminho. Deverá ser uma troca de SABERES.

O Itinerário contém 56 CARTAS distribuídas em seis Eixos com celebrações próprias.
  • Eixo Existencial 
  • Biblico-Catequético 
  • Teológico- Catequético 
  • Litúrgico-Catequetico
  • Evangelização e Catequese 
  • Catequético-metodologico.

Com a Motivação do Papa Francisco: “Devemos dar ao nosso caminhar o ritmo salutar da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão, mas que ao mesmo tempo cure, liberte e anime a amadurecer na vida cristã”. Nossos catequistas da Paróquia Imaculada Conceição já terminaram o primeiro Eixo, o Existencial e juntos celebraram este momento...


Sendo as cartas enviadas de quinze em quinze dias aos nossos catequistas este blog nas próximas semanas enfocará alguns temas sugeridos pelo Itinerário..

Nenhum comentário:

Postar um comentário