Liturgia

FORMAÇÃO LITÚRGICA PASTORAL

por Patrícia Carpes (org.)





"A liturgia possui duas grandes finalidades: glorificação de Deus e santificação dos homens. Assim, ao mesmo tempo em que voltamos a Deus para glorificá-lo, Ele nos santifica. A missa é a celebração do Mistério Pascal por excelência, mas cada celebração litúrgica também é a celebração do mistério pascal, pois é também ação do Cristo na vida de seu corpo místico que é a Igreja.” 
(Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental unid. I n.º 2 )

“A ação das equipes de pastoral litúrgica é um ministério. Elas são o coração e o cérebro da animação das celebrações e do desenvolvimento da pastoral litúrgica. Na atual prática eclesial da animação litúrgica, interagem as equipes de pastoral litúrgica e as equipes de celebração.” 
(Guia Liturgico- Pastoral pág. 121)

“A equipe de pastoral litúrgica atua bem quando constituída por pessoas que amam a liturgia e prestam serviço de forma gratuita e desinteressada, aceitando trabalhar em equipe e aderindo ao processo de formação permanente. Ela é, antes de tudo, uma equipe de vida, de oração, imbuída do espírito do serviço gratuito e comprometida com a santidade e a espiritualidade da comunidade.” (Guia Liturgico- Pastoral pág. 122 e 123)


Formação de equipes de pastoral litúrgica nas comunidades.

“Equipes de Celebração. Estas são encarregadas diretamente das celebrações da Palavra de Deus, da Eucaristia (missas), do Batismo, do Matrimônio, das Exéquias e das Bênçãos nas paróquias e comunidades. Destas equipes fazem parte, especialmente, leitores, ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, recepcionistas, salmistas, cantores e instrumentistas, animadores, comentaristas e ministros que presidem.” 
(Guia Liturgico- Pastoral n. 2.2 pág. 123)

“Existem diferentes métodos de se preparar uma celebração. O importante é que a ação litúrgica seja bem preparada e não improvisada. „A eficácia da pastoral da celebração aumentará, certamente, se os textos das leituras, das orações e dos cantos corresponderem, na medida do possível, às necessidades, à preparação espiritual e à mentalidade dos participantes.” 
(IGMR 352)” (Guia Liturgico- Pastoral pág. 127)

Cada comunidade deverá ter sua equipe de liturgia formada, escolher um coordenador e reunir-se ao menos uma vez por mês para reflexão da palavra, formação e organização da celebração. Recomenda-se que liturgistas, ministérios da música e da comunhão se reúnam na semana que antecedem sua participação.
“Tenha cada Paróquia, em todas as Comunidades Eclesiais, equipe de liturgia que planeje, anime e coordene toda a ação litúrgica (Missa, Celebração da palavra, Batismo, Matrimônio, Exéquias ...) determinando também o ambiente, os horários, os objetos necessários, a leituras, os cantos... Tanto a Missa quanto a Celebração da Palavra devem merecer a mesma atenção das Equipes Liturgicas.” (Diretório Pastoral Liturgico Sacramenta, pag 7 n.8)

Os coordenadores de pastorais, devem estar a frente da equipe pelo período de 3 anos conforme orientação diocesena. Após este período, a equipe deverá escolher um outro coordenador, criando oportunidade para que outros possam contribuir com o andamento da pastoral.

“Para uma efetiva participação e crescimento eclesial, é muito importante que, periodicamente, se renove o quadro de seus membros. Isto evitará os monopólios, o cansaço e a rotina.” 
(CNBB Documento 43 n.216)

Participar da escola paroquial, palestras, encontros e demais eventos destinados a formação é compromisso de todos os leigos. Tornou-se a alguns anos uma das prioridades da diocese e nossa paróquia vem destinando atenção especial a esta formação através da escola paroquial que a partir deste segundo semestre de 2015 acontecerá um vez por mês. Podemos ainda citar os encontros entre os ministros da palavra e os padres nos sábados para leitura orante como preparação para as celebrações, além dos encontros de liturgia e demais pastorais.

“ A formação gradual, sistemática e permanente de nossos leigos, reclama um cuidado especial diante dos sempre novos desafios postos para a missão da Igreja.”

“As pessoas que integram as equipes de animação litúrgica tenham sólida formação e competência no que diz respeito aos diferentes aspectos das celebrações. Formação e competência espiritual, técnica e litúrgica compreendem conhecimento, vontade, sensibilidade e vivência do que significa celebrar os mistérios da salvação.” 
(Guia Liturgico- Pastoral pág. 125/126)

Nenhum comentário:

Postar um comentário