DA PÁSCOA RUMO À PENTECOSTES
por Diácono Almir Martins
A FESTA DOS CINQUENTA DIAS - O espaço de tempo entre a Ressurreição do Senhor - a Páscoa - e o cumprimento da promessa do envio do Paráclito, que termina no dia 14 de maio, dia de São Matias Apóstolo, quando a Igreja lembra a Solenidade de Pentecostes.
Três textos bíblicos nos ensinam sobre " a Força pela pela qual caminha a Igreja - O Envio do Espírito Santo sobre Maria Santíssima e os Apóstolos reunidos no cenáculo.
Os Atos dos Apóstolos (At 23,1-11), a Primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 12,3 b-7.12-13) e o Evangelho segundo João (Jo 20, 19-23) nos revelam que a missão que o Pai tinha confiado ao Filho,
agora é confiada à todos nós. Então Ele derrama com abundância seu Espírito Santo sobre cada um de nós, e nos envia em Missão .
Estamos vivendo o tempo Pascal - lembrando Jesus Ressuscitado, e esta caminhada segue rumo à Pentecostes, a festa do Espírito Santo.
Quem é o Espírito Santo?
É o Supremo Dom do Cristo Ressuscitado à sua Igreja - que somos todos nós!
O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" , lembrou: "No Pentecostes , o Espírito faz os Apóstolos saírem de sí mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus, que cada um começa a entender na própria língua".
Meu caro irmão, minha cara irmã, é o Espírito Santo que infunde a força para anunciar o Evangelho ( parresia) em voz alta e em todo o lugar. Por isto é que a Igreja ensina que vivemos os tempos do Espírito Santo, a Força pela qual somos anunciadores da Boa Nova, não só com a Palavra, mas com nossa própria vida transfigurada pela presença divina.
Assim, queridos paroquianos da Imaculada Conceição, da nossa Comarca, e de toda a Igreja, que possamos todos, vivendo nestas oito semanas o Ressuscitado, fazermos novas todas coisas, e iluminados pela luz de Cristo, vivermos em sentimento pascal rumo à Pentecostes.
Amém!