segunda-feira, 18 de abril de 2016



DA PÁSCOA RUMO À PENTECOSTES

                      por Diácono Almir Martins


A FESTA DOS CINQUENTA  DIAS  -  O espaço de tempo  entre a Ressurreição do Senhor  - a Páscoa - e o cumprimento da promessa do  envio do Paráclito, que termina no dia 14 de maio, dia de São Matias Apóstolo, quando a Igreja lembra  a Solenidade de Pentecostes.

Três  textos bíblicos  nos ensinam sobre " a Força pela pela qual caminha a Igreja - O Envio do Espírito Santo sobre Maria Santíssima e os Apóstolos reunidos no cenáculo. 

Os Atos dos Apóstolos (At 23,1-11), a Primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 12,3 b-7.12-13) e o Evangelho segundo João (Jo 20, 19-23) nos revelam que a  missão  que o Pai tinha confiado ao Filho, 
agora é confiada à todos nós.  Então Ele derrama com abundância seu Espírito Santo sobre cada um de nós, e nos envia em Missão . 

Estamos vivendo o tempo Pascal - lembrando Jesus Ressuscitado, e esta caminhada segue rumo à Pentecostes, a festa do Espírito Santo.

Quem é o Espírito Santo? 

É o Supremo Dom do Cristo Ressuscitado à sua Igreja - que somos todos nós!

O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" , lembrou: "No Pentecostes , o Espírito faz os Apóstolos saírem de sí mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus, que cada um começa a entender na própria língua".

Meu caro irmão, minha cara irmã, é o Espírito Santo que infunde a força para anunciar o Evangelho ( parresia) em voz alta e em todo o lugar. Por isto é que a Igreja ensina que vivemos os tempos do Espírito Santo, a Força pela qual somos anunciadores da Boa Nova, não só com a Palavra, mas com nossa própria vida transfigurada pela presença divina.

Assim, queridos paroquianos da Imaculada Conceição, da nossa Comarca, e de toda a Igreja, que possamos  todos, vivendo nestas oito semanas  o Ressuscitado, fazermos novas todas coisas, e iluminados pela luz de Cristo, vivermos em sentimento pascal rumo à Pentecostes. 

Amém!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário