segunda-feira, 9 de maio de 2016

A MÃE DA SANTA EUCARISTIA  


por Diácono Almir Martins

Minha irmã, meu irmão, com alegria podemos dizer que Maria é 
A MÃE DA SANTA EUCARISTIA!



Para poder fazer essa afirmação, fomos buscar ensinamentos deixados pelo Santo Papa João Paulo II, estudando  com interesse a encíclica "Ecclesia de Eucharistia", vamos aprender que nela a Igreja propôs refletir sobre a ligação ou vínculo  que  existe entre Maria e a Eucaristia. Efetivamente, no capítulo VI da mencionada encíclica, intitulado "Na escola de Maria, Mulher “eucarística”, diz-nos que Ela «pode guiar-nos para o Santíssimo Sacramento porque tem uma profunda ligação com Ele»
Que relação tem Maria com a Sagrada Eucaristia? 
A Mãe participou da Última Ceia, quando Jesus instituiu este sacramento ou, em todo caso, das celebrações eucarísticas da primeira comunidade cristã? 
A Mãe está presente em todas as cerimônias eucarísticas da Igreja? 
O que pode nos ensinar Maria respeito a nosso amor ao Senhor Jesus sacramentado? 
Segundo o Papa João Paulo II,  a primeira coisa que devemos dizer é que em toda a Sagrada Escritura não se menciona explicitamente a relação entre a Maria e a Eucaristia. « À primeira vista, o Evangelho nada diz a tal respeito. A narração da instituição, na noite de Quinta-feira Santa, não fala de Maria» Entretanto sabemos, seguindo o relato dos Atos dos Apóstolos, que Maria perseverava na oração com a primeira comunidade esperando o Espírito Santo. Assim, a Mãe «não podia certamente deixar de estar presente, nas celebrações eucarísticas, no meio dos fiéis da primeira geração cristã, que eram assíduos à «fração do pão». Estamos no mês de maio, mês mariano, no dia 13 lembramos Fátima, a Festa da Ascensão do Senhor no dia 08, e Pentecostes no dia 15 de maio, e dia 22 a Santíssima Trindade, culminando no dia 26 com a Festa de Corpus Christi.  
Por tudo isto, além da participação de Maria nas primeiras missas, «pode-se delinear a relação de Maria com a Eucaristia indiretamente a partir da sua atitude interior. Maria é mulher «eucarística» na totalidade da sua vida», pois é a Mãe da Jesus. Como nos diz João Paulo II em sua carta apostólica Mane nobiscum Domine, Ela «encarnou a lógica da Eucaristia na sua existência inteira». Portanto, podemos dizer que a espiritualidade de Maria é uma espiritualidade nitidamente Eucarística. Desta forma «A Igreja, vendo em Maria o seu modelo, é chamada a imitá-La também na sua relação com este mistério santíssimo.» 
E como viveu Maria sua “fé eucarística”? 
Como devotos de Maria podemos dizer com o Papa que  «de certo modo, Maria praticou a sua fé eucarística ainda antes de ser instituída a Eucaristia, quando ofereceu o seu ventre virginal para a encarnação do Verbo de Deus.» 
Meu irmão, minha irmã, que neste mês  de Maio, mês de Maria, possamos viver intensamente na Paróquia Imaculada Conceição ou onde  estiver vossa a comunidade de fé, estes santos mistérios que têm como ponto alto: Jesus Eucarístico. Amém!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário