quarta-feira, 13 de julho de 2016

UMA SANTA DE MISERICÓRDIA 


por Diácono Almir Martins


Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nossa santa imbitubense, podemos afirmar, foi uma santa misericordiosa! 
Amábile Lúcia Visintainer, a Santa Paulina, nasceu em 16 de dezembro de 1865, na província de Trento, no norte da Itália. Essa tirolesa de fé, ainda menina, veio residir no Brasil, junto com imigrantes, indo se instalar na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina.
Menina de fé  recebeu a primeira comunhão,sendo desde criança  tomada de compaixão pelos mais sofridos,  passou a dedicar-se de à caridade, consolando e ajudando os necessitados, os idosos, os abandonados, os doentes e as crianças. Caridade foi seu maior mandamento. 

Com a permissão de seu pai, Amábile construiu um pequeno casebre, próximo à capela, para aí rezar, cuidar dos doentes e instruir as crianças. A primeira paciente chegou a ela no dia 12 de julho de 1890, data considerada como o dia da fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a primeira congregação religiosa feminina fundada em solo brasileiro. Amábile recebeu o nome de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus e foi nomeada Superiora, passando a ser chamada de Madre Paulina. 

A santidade e a vida apostólica de Madre Paulina e de suas Irmãzinhas atraíram muitas vocações, apesar da pobreza e das dificuldades em que viviam. Além do cuidado aos doentes, às crianças órfãs, os trabalhos da paróquia, trabalhavam também numa pequena indústria da seda para prover o sustento. 

Em 1903 Madre Paulina transferiu-se para São Paulo, fixando-se no Bairro do Ipiranga e iniciou a obra da "Sagrada Família" para abrigar os ex-escravos e seus filhos depois da abolição da escravidão. 

No ano de  1938, registra a história da Santa, foi  acometida pelo diabetes, iniciava um período de grande sofrimento. Precisou amputar o braço direito e progressivamente ficou cega. Madre Paulina morreu serenamente no dia 09 de julho de 1942, na Casa Geral de sua Congregação, em São Paulo. 

Ela foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1991, tendo o milagre que levou à beatificação ocorrido na paróquia de Imbituba. O mesmo pontífice a canonizou em 2002. Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus se tornou a primeira Santa do Brasil.  

Por tudo o que fez em favor dos mais sofridos, órfãos, doentes e idosos, podemos dizer que é uma grande intercessora nossa junto à Jesus Cristo. Foi uma santa "rica em misericórdia". Padroeira da Comunidade de Paes Leme ao lado de São Camilo, Santa Paulina é para nós um exemplo de cristã que assumiu plenamente sua missão, exemplarmente.. Foi fiel a Deus durante toda a sua vida e aceitou tudo, os ventos favoráveis e aqueles ventos contrários, testemunhando sempre o seu amor pela Igreja e pela sua querida Congregação. Viveu uma vida de autêntica religiosa, até mesmo quando provada com humilhações na sua caminhada, e diante de suas doenças. Os ventos contrários a levavam sempre mais adiante. Soube compreender a vontade de Deus diante desses ventos contrários. Por isto foi Santa de Misericórdia, tanto corporais como espirituais spirituais. Sofreu com os que sofreram, chorou com os que choraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário