segunda-feira, 15 de agosto de 2016

FAMÍLIA - A PRIMEIRA IGREJA

Diácono Almir Martins



Irmãos e irmãs! Neste mês de agosto, estamos lembrando a FAMÍLIA.. É a mais antiga instituição social. A PRIMEIRA IGREJA criada por Deus .  Em Gênesis aprendemos que no início que Deus criou e uniu o homem e a mulher "numa só carne".  A família  brasileira desde os primórdios sempre foi atingida por possíveis transformações nos panoramas social, político, cultural, econômico e biológico que influenciam os conceitos da mesma e as tendências de conduta e comportamento diante de determinadas situações são com ela alteradas no decorrer da história. 

A família, atualmente,nos seus diversos tipos,  é uma das instituições sociais mais valorizadas pelos brasileiros. Mas, o interessante é discriminar sobre quais bases essa instituição se sustenta e o conceito que a mantém sendo que o melhor exemplo é o papel da mulher dentro da família.
A constituição básica da família brasileira,  ainda é nuclear (marido, esposa e filhos), mas esse tipo de estrutura, criando individualismos, e afastando-se de uma vida cristã, vem perdendo espaço na família brasileira que hoje em muitos casos,  conta apenas por mãe e filhos. Considerando-se tal constatação, é fácil identificar o motivo do crescente prestígio da figura materna e a conseqüente queda na importância atribuída ao pai. E desde as eras mais remotas o pai é a pessoa da família com quem menos se conversa, as jovens de hoje procuram muito mais maridos fiéis e compreensivos do que trabalhadores e esforçados como as moças de antes. 

A família da nossa Diocese, à  exemplo da família brasileira, não tem sido uma verdadeira  igreja doméstica, ou a igreja do portão para dentro. Para a maioria dos brasileiros a família, o estudo, o trabalho, a religião, o dinheiro e o lazer tem respectivamente nesta ordem, diferenciados níveis de importância, apesar da maioria enfatizar a grande importância da família e quererem ter filhos algum dia, não demonstram a mesma simpatia pelo casamento que as gerações anteriores datadas do início do século XIX até o fim do século XX. 


Afinal, esta instituição representava antes  poder, segurança e respeitabilidade, o que não acontece mais nos dias atuais..
O padrão da família brasileira da primeira metade do século XIX até a primeira metade do século XX era constituída por um pai, mãe e filhos. Os integrantes da família brasileira deste período eram comandados por um pai e esposo contido no choro e na demonstração de sentimentos, eram duros e jamais demonstravam fragilidade. Antes o homem era formado para ser mais racional, e menos emocional o que dificultava o relacionamento afetivo. Este ensinamento sobre a firmeza masculina para dirigir o lar era ensinado de pai para filho, sempre reafirmando os ideais de filhas casando-se cedo para seguir os passos da mãe, uma mulher frágil, submissa, contida e respeitável. Muitas vezes os casamentos eram arranjados. Muitos eram os pais que  decidiam  e até determinavam  o futuro dos filhos sem lhes consultar as preferências.. Os filhos que se rebelavam e não aceitavam a dominação paterna eram sempre castigados, deserdados e até expulsos de casa. 



Devido às poucas opções de escolha, restava à mulher o casamento onde a mesma representava a proteção na família e tinha a obrigação de ensinar a decência e educar os filhos. Ao marido era de competência zelar pela segurança e conforto material da família, sendo isto válido para todas as classes sociais. O amor, a estima, a dedicação e gratidão era relevantes nos casamentos principalmente dos mais pobres.. A única preocupação do pai era em alimentar e quando estes eram de classes mais abastadas fornecer um bom estudo aos filhos homens, às mulheres apenas lhes eram ensinados as atividades domésticas.. Todo o século XIX foi marcado pela repressão do pai ao resto da família que não desfrutava do direito de opinar em situação alguma sobre o próprio futuro ou expor sua opinião sobre seus gostos, desejos e anseios.
Estamos no século XXI. Hoje estamos  acompanhando o surgimento de novos tipos - que muitos chamam também  de "família", com conceitos diversos e formações muitas vezes afastadas daquela criada ´por Deus no princípio do mundo. Que neste mês dedicado à família, com várias atividades na Diocese e na Paroquia Imaculada conceição - como a ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO PELAS FAMÍLIAS (QUARTA -FEIRA dia 17 de agosto ,  A HORA DA LUZ  pelas  rádios NO DIA 18 DE AGOSTO, e as missas e celebrações dominicais deste mês,  possam mais e melhor  colocar em nossos corações esta vontade de valorizarmos as nossas famílias - essa PRIMEIRA IGREJA CRIADA POR DEUS NO MUNDO! AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário